sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sobre o não-vício

Repito: a vida é sombria quando (estou) sóbria. Os vultos que uma dose qualquer proporciona são muito mais visíveis que a própria luz. São meus amigos - não ligam pra quem não sou. Ou sou eu quem não liga?
E falo. Jogo pra fora as tantas palavras que quase me sufocam nos dias de rotina embriagada. Jogo pra fora tentando não simplesmente "jogar fora" longos tempos de amizade construída em base de silêncio.
Nem sempre é possível.
(...)
O não-vício virou meu castigo. O ciclo não recomeçou.
A ressaca da lucidez me parece eterna.
Era sempre assim: os primeiros goles e a alegria que ia se aconchegando. Depois a dose à mais que ultrapassava o limite do controle. Gargalhadas. melhores amigos. tudo em branco. "onde é que estou?". vagas lembranças embaralhadas. riso envergonhado. O corpo reclama, a cabeça grita. - Ressaca moral. O "nunca mais" (até o próximo fim de semana). Mas não. Não voltou. Assisto tudo da minha sobriedade chata. Insuportável, diria.
Até imagino uma cena bonita, tocante: o dia cinza se mistura com a fumaça de um cigarro que fumo, solitária, com uma mão no bolso e o pé apoiado na parede riscada com tijolo. Mas nem fumante sou.
O que tentar agora?
Meu pensamento não está se aguentando num 'corpo limpo'. Não se encaixam.
Quero um vício que se venda num bar de esquina. Que mate a solidão, o vazio - e meu corpo, pouco à pouco. [Porque você... ah, você eu não posso comprar.]

4 comentários:

  1. Muito interssante....continue escrevendo que eu irei ler =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. a sobriedade e a razão (que vem dessa sobriedade) são uma droga. o texto tá lindo, bang.

    ResponderExcluir
  3. gostei do seu texto. teu um peso na medida certa. e até certa leveza, apesar de contraditório. às vezes, também me sinto necessitando de vícios, pra suportar, pra seguir adiante, pra ficar sóbria. você é muito boa com as palavras.

    seu blog é aconchegante.

    ResponderExcluir
  4. todo mundo precisa de um vício pra se sentir menos humano.

    ResponderExcluir